sábado, 13 de março de 2010

Henri Matisse


Henri Matisse
Pintor, escultor e desenhista francês (31/12/1869-3/11/1954). É um dos principais artistas do fauvismo. Nasce em Le Cateau, estuda direito em Paris e só começa a pintar com mais de 20 anos, por volta de 1890. Seus primeiros trabalhos retratam interiores ou são naturezas-mortas, no estilo de Cézanne.
É influenciado pelos pós-impressionistas e adota o fauvismo a partir de 1900, obtendo sucesso durante a exposição do Salão de Outono, na França. Sua teoria artística consiste em estudar separadamente cada elemento da obra - desenho, cores, valores, composição -, fazendo com que todos tenham a mesma importância.
O equilíbrio entre forma e fundo evolui pelo contato com a arte decorativa do Oriente Médio, durante viagens que faz ao Marrocos, após as quais passa a trabalhar com recortes e colagens. Entre suas principais obras estão Luxo, Calma e Volúpia (1907), O Aparador, Harmonia Vermelha (1908), Figura Decorativa sobre Fundo Ornamental (1927) e A Dança (1933).
De 1948 a 1951 dedica-se ao projeto arquitetônico e à decoração do interior da Capela do Rosário, em Vence, na França. Essa obra era considerada pelo artista seu trabalho mais importante. Três anos depois de concluir a tarefa morre em Nice.
Conclusão:
Henri Matisse teve várias doenças, mas isso fez com que se dedicasse ainda mais em seu trabalho, depois de um tempo ele segue o fauvismo, pinturas parecidas com as de Van Gogh, fez viagens inspiradoras, e depois de ficar debilitado em cadeiras de rodas, dedicou-se a recortes de papéis, pintura e arquitetura, em que seu ultimo trabalho foi o projeto arquitetônico Capela de Rosário, na França, e depois disso Matisse faleceu.

Biografia de Lavoisier


Lavoisier nasceu em 26 de Agosto de 1743,e faleceu em 8 de Maio de 1794 aos 50 anos numa família nobre francesa. Teve uma excelente educação, era católico e formou-se em direito.
Nunca chegou a ser um advogado, pois optou pela ciência. Lavoisier é considerado o pai da química. Foi ele quem descobriu que a água é uma substância composta, formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio: o H2O. Essa descoberta foi muito importante para a época, pois, segundo a teoria de Aristóteles, que ainda era aceita, a água era um dos quatro elementos terrestres primordiais, a partir da qual outros materiais eram formados.

Em 16 de Dezembro de 1771 Lavoisier casa com uma jovem aristocrata, de nome Marie-Anne Pierrette Paulze. A sua mulher tornou-se num dos seus mais importantes colaboradores, não só devido ao seu conhecimento de línguas (em particular o inglês e o latim), mas também pela sua capacidade de ilustradora. Marie-Anne foi responsável pela tradução, para francês, de obras científicas escritas em inglês e em latim, fazendo ilustrações de algumas das experiências mais significativas feitas por Lavoisier.
Ele viveu na época em que começava a Revolução Francesa, quando o terceiro estado (camponeses, burgueses e comerciantes) ficaria com o poder da França.
Foi morto pela mesma, pois era muito mal visto pela população, que pensava que, por ser de uma família nobre, Lavoisier, também, participava do corrupto sistema cheio de impostos sobre a sociedade.
Foi guilhotinado após um julgamento sumário em 8 de Maio de 1794. Joseph-Louis de Lagrange, um importante matemático, contemporâneo de Lavoisier disse: "Não bastará um século para produzir uma cabeça igual à que se fez cair num segundo".
Conclusão:
Adimiro Lavoisier, por ter feito grandes descobertas, e essas são usadas até hoje, e ainda não foram mudadas, ser considerado o “ Pai da ciência” é um privilégio, ele deve ter lutado muito para conseguir isso, mas ele não foi totalmente justo, por ser tão corrupto sobre a sociedade; ser nobre por dinheiro sujo foi seu pior erro.